Os pudins são uma sobremesa única e deliciosa. Para puder alcançar um aspecto irresistivél no final, tem que se ser cuidadoso na sua preparação. Aqui ficam alguns conselhos para facilitar na sua preparação:
Preparações:
- Ao preparar as caldas de açúcar, mexa os ingredientes que as compõem, antes de estes irem ao lume. Limpe também as paredes do tacho com um pincel molhado em água fria, pois os cristais de açúcar salpicados passam rapidamente a caramelo e sujam a calda.
- Para que os pudins fiquem finos e mais aveludados, filtre o preparado, passando-o por uma rede fina. Este caso não se aplica a preparados que tenham sólidos misturados, como pão, frutos secos, requeijão ou outros.
- Se tiver de distribuir o preparado por forminhas individuais, forre primeiro o tabuleiro com um pano de cozinha. Depois, encha com água e, só no fim, é que coloque as forminhas. Esta técnica evita que as forminhas deslizem na altura de as levar ao forno.
Caramelizar as Formas:
Num tachinho, misture 200 gr de açúcar com 0,5dl de água. Leve ao lume alto, sem mexer, até obter o tom dourado. Para que o caramelo não solidifique, retire-o do lume depois de pronto e junte-lhe 6 colheres de sopa de água quente. Mexa e leve ao lume, de novo, só para ligar.
- Verta o caramelo na forma, cubrindo a chaminé e o fundo.
- Peque na forma e faça deslizar o caramelo pelas paredes. Esta operação deve ser feita delicadamente, para que toda a forma fique caramelizada por completo e uniforme.
- Para as formas caneladas faça da seguinte forma: depois de caramelizada, deixe secar e caramelize de novo. Desta forma é mais fácil desenformar o pudim.
Cozedura:
- Na panela de pressão: verta o preparado para dentro de uma forma com tampa.
- Coloque a forma fechada dentro da panela e encha com água fria, até metade da forma. Tape, coloque a tampa da panela de pressão e feche, e quando começar a ferver conte 15 minutos.
- Banho-maria: ligue o forno na temperatura recomendada. Coloque o pudim dentro de um recipiente e encha com água. Quando a água estiver quente e o forno na temperatura desejada, transfira o banho-maria para dentro do forno.
- Para verificar se o pudim está cozido, espete-lhe um palito de madeira, sem retirá-lo do forno. Se este sair húmido tem de cozê-lo por mais uns minutos. se o palito sair completamente seco, o pudim está bem cozido.
Desenformar:
Antes de desenformar o pudim, verifique se o mesmo está completamente frio, caso contrário, desmanchar-se-á.
- Coloque um prato de servir, muito bem centrado, sobre a forma.
- Volte-o, com um movimento rápido e retire a forma com cuidado.
Dica: Para desenformar sem dificuldade, passe em toda a volta da forma com uma faca de cozinha, de ponta afiada, até desprender os pudins por completo. De seguida, volte-os com cuidado para um prato e dê-lhes uma pancada leve.
Comentários
Postar um comentário